Há cerca de 15 anos, a igreja St. Boniface, em San Francisco, abre suas portas para abrigar pessoas sem teto. A iniciativa foi instaurada em 2004 pelo padre Louis Vitale, em parceria com o ativista social Shelly Roder.
O The Gubbio Project oferece instrumentos básicos para a recuperação da vida destes indivíduos. Dentro da igreja, centenas de moradores em situação de rua dormem com cobertores oferecidos pela equipe da instituição religiosa e realizam a higiene básica.

“Não fazemos perguntas para os convidados que dormem na igreja. A ideia é remover qualquer tipo de barreira. Por isso, dispensamos formulários e coisas do tipo. Ninguém nunca recusou e todos são bem-vindos, respeitados e tratados com dignidade”,diz texto publicado no site oficial do projeto.
Não há nada mais certeiro do que solidariedade e respeito.
A proposta da igreja de San Franciso se diferencia das demais justamente pela ausência de exigências e por oferecer um clima descontraído, passando bem longe da sensação de prisão provocada por abrigos tradicionais.
“A grande questão é não reproduzir sistemas institucionais. Todo sistema institucional tira a autonomia das pessoas”, reflete.


A iniciativa dá dignidade para quem é tratado com tanta hostilidade. Nos espaços administrados pela municipalidade paulista paira a lógica penitenciária.
Vigilância excessiva, grandes aglomerações, separação por gênero e dificuldade para sincronizar os horários dos albergues com o do trabalho.
Todos fatores, que somados com a falta de locais para acomodar animais e carroças, acabam afastando grupos em situação de vulnerabilidade.
Mais amor, menos dor.
Curtiram o artigo? Compartilhe com seus amigos.