A história desta jovem ganhou a mídia mundial no ano de 2008, quando fotos de Qian Hongyan se locomovendo com o auxílio de uma bola de basquete viralizou pela internet. Na época as redes sociais não tinham o alcance e a quantidade de usuários que tem hoje.
Foi em 2013 que a imprensa britânica começou a acompanhar de perto a evolução de Qian Hongyan. Nesta época Qian ficou conhecida como “menina da bola de basquete”.
Qian Hongyan perdeu as duas pernas quando tinha apenas 4 anos de idade. Porém, a família da jovem é muito pobre e nunca teria condições de comprar próteses adequadas para ela.
A bola não só ajudou na locomoção como também cobriu a área mutilada. Além disso, a elasticidade da bola ajudou na dor da região. Apesar de ter ajudado muito, a bola não passa de uma solução temporária.
A solução definitiva são as próteses.
Quando a história de Qian ganhou as telas do mundo inúmeras doações começaram a chegar. Felizmente, com o tempo, a pobre família conseguiu dinheiro suficiente para poder fazer a diferença na vida desta jovem.

A família investiu na reabilitação e nas próteses para melhorar sua qualidade de vida.
Além dos cuidados físicos a família também investiu na educação da pequena Qian e sem se desanimar da vida ela entrou para um clube de natação.

E sua história não para por ai! Nas competições paralímpicas da China ela conseguiu uma medalha de ouro e duas de prata.
Qian jamais desistiu e é uma verdadeira inspiração para todos nós. Quando chegou aos 18 anos ela voltou a caminhar com o auxilio de próteses.
Em 2016, nos jogos paralimpicos do Rio de Janeiro, ela participou da competição defendendo a bandeira chinesa.