DocesReceitas Doces

Tiramisu de floresta negra

Uma fusão entre duas sobremesas clássicas, este Tiramisu de Floresta Negra é enriquecido com sabores de chocolate, cerejas açucaradas e mascarpone cremoso.

Se você não consegue inventar uma sobremesa para o seu menu, então esta sobremesa luxuosa pode ser preparada muito rapidamente.

Confira a seguir a receita de tiramisu de floresta negra.

INGREDIENTES

CEREJAS
  • 500g de cerejas frescas, cortadas ao meio, sem caroço
  • 50ml de licor de cereja (kirsch)
  • CREME DE MASCARPONE
  • 1 gema de ovo
  • 50g de açúcar refinado, mais 160g extra
  • 250g de ricota lisa
  • 250g de mascarpone em temperatura ambiente
  • 3 claras de ovo
BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA
  • 185 g de manteiga sem sal, amolecida
  • 85g de açúcar refinado, mais 125g extra
  • 1 1/2 colher de sopa de cacau em pó
  • 5 gemas
  • 1 ovo
  • 225 g de chocolate meio amargo derretido e ligeiramente resfriado, mais um pouco de chocolate ralado para servir
  • 11 claras de ovo

MÉTODO

tiramisu de floresta negra

1. Para as cerejas, macere a fruta no licor de um dia para o outro ou pelo menos uma hora. Para o creme de mascarpone, bata a gema e 50g de açúcar em uma tigela grande até ficar cremoso e claro. Adicione a ricota e bata para combinar. Adicione o mascarpone e mexa até incorporar.

2.Coloque as claras na tigela da batedeira equipada com o batedor. Bata em velocidade média quando o açúcar começar a ferver. Coloque os restantes 160g de açúcar em uma panela pequena com 70ml de água.

Mexa em fogo médio por 5 minutos ou até que o açúcar se dissolva, pincelando as laterais da panela com um pincel embebido em água para impedir que o açúcar cristalize. Aumente o fogo para alto e deixe ferver sem mexer.

Cozinhe até formar pequenas bolhas na superfície (115°C em um termômetro de açúcar, se estiver usando). Despeje o açúcar quente na mistura de clara de ovo enquanto bate em velocidade média-baixa (tenha cuidado para não espirrar o açúcar nas laterais da tigela, ou ele solidificará).

Bata em velocidade média até obter um merengue espesso e brilhante. Dobre o merengue na mistura de mascarpone e leve à geladeira até que esteja pronto para montar.

3.Para o bolo de chocolate, pré-aqueça o forno a 170°C. Unte e forre duas assadeiras de 20cm x 30cm com papel manteiga. Coloque a manteiga, 85g de açúcar e o cacau na tigela grande da batedeira equipada com o batedor.

Bata em velocidade média até combinado. Adicione as gemas, o ovo e, em seguida, o chocolate derretido ligeiramente resfriado e bata em velocidade média até combinado. Transfira para uma tigela grande. Limpe e seque bem a tigela da batedeira.

4.Bata as claras na tigela limpa em velocidade alta até formar espuma e, em seguida, adicione lentamente os 125g de açúcar extra, batendo em velocidade média até formar picos moles e o açúcar se dissolver. Dobre delicadamente a mistura de chocolate em 3 lotes até combinar.

5.Espalhe a massa uniformemente sobre as duas bandejas preparadas, nivelando a superfície. Asse por 12-14 minutos até que o bolo não grude no dedo quando tocado suavemente no centro. Deixe esfriar nas forminhas, embrulhe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou até ficar firme.

6.Coloque cuidadosamente um bolo no fundo de uma assadeira funda de 30cm x 20cm ou bandeja de servir. Use um pincel para molhar generosamente o bolo com o licor e os sucos de cereja do fundo da tigela de cereja.

Coloque cuidadosamente metade das cerejas, com o lado cortado para baixo, em fileiras para cobrir toda a camada de bolo. Coloque metade do creme de mascarpone nas cerejas e alise para cobrir sem interromper a colocação da cereja.

Repita este processo com o restante bolo, licor de cereja e sucos, cerejas e creme de mascarpone. Use um ralador fino ou microplano para ralar o chocolate extra por cima para cobrir. Leve à geladeira até a hora de servir, de preferência no dia seguinte.

LER RECEITA COMPLETA...

RCEITAS RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend